ACHE POR LETRA

0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

HISTÓRIA DO VIDEOGAME: SUPER NINTENDO

Hoje conforme o prometido, será lançada uma nova coluna no blog chamada de "História do Vídeo-Game", e para abrir a coluna, será contada a história do Super Nintendo. Lembrando que todas as sextas, será contada uma história de um vídeo-game. . NOVEMBRO DE 1990 - A NINTENDO FINALMENTE LANÇA O SUCESSOR DO FAMICOM/NES . Alarmada com a competição e crescente popularidade do PC Engine no Japão e a entrada da Sega no mercado com seu novíssimo Mega Drive/Genesis; e visualizando vendas menores para o Famicom/NES nos próximos anos, a outrora todo-poderosa Nintendo tratou logo de lançar o sucessor de seu aclamado console de 8 bits no Japão. Nascia o Super Famicom, que ficaria famoso no ocidente com o nome de Super Nintendo Entertainment System (SNES). . Exatos 6 anos depois de introduzir o NES nos EUA, a Nintendo lançou o poderoso Super Nintendo para brigar com o cada vez mais ameaçador Sega Genesis (no ocidente, o grande competidor a ser batido). O console, por ser quase 2 anos mais novo, possuía gráficos e efeitos sonoros bem mais sofisticados que o concorrente. O SNES conseguia colocar até 256 cores simultaneamente na tela, de uma paleta de mais de 32.000 cores; e movimentava sprites (com efeitos de rotação, zoom e transparência) bem mais complexos do que o Genesis. O controle também inovou com os seus 8 botões, apesar de seu design lembrar um "osso" para cães. O único defeito do console era o processador lento, que rodava a apenas 3.57 MHZ. Ele foi o calcanhar de aquiles da Nintendo...
. O Super Nintendo europeu herdou o design do console
japonês (Super Famicom) e apenas manteve o nome.
.
O Super Nintendo americano
mais parecia uma caixa de sapatos.
.
O Super Famicom/SNES caiu no gosto do consumidor e foi um estrondoso sucesso desde o seu lançamento em Novembro de 1990 no Japão e Setembro de 1991 nos EUA. Também pudera: o console trouxe a melhor seleção de jogos da história em sua fase inicial. Foi uma época de ouro para os jogadores. Abaixo, relembre o que o console de 16 bits teve de melhor:
.
Mas, famoso mesmo ficou Yoshi's Island, a continuação oficial de Super Mario World, que utilizava uma versão mais poderosa do chip Super FX para produzir efeitos especiais em 3D. O jogo foi lançado em 1995, quando o Playstation já estava disponível para consumidores de todo o mundo. Mesmo assim, Yoshi's Island foi um sucesso, pela originalidade da jogabilidade.
.
A pistola do SNES, na verdade, era uma Bazuca. Bonito design
é otima construção não foram suficientes para alavancar o
desenvolvimento de jogos para o periférico. Tornou-se um
"elefante cinza" para os proprietários... .

O Super Game Boy também foi um periférico interessante, pois permitia jogar títulos do Game Boy no SNES, e ainda lhe dava a possibilidade de adicionar cores. Mas, obviamente, os gráficos dos jogos do Game Boy não eram lá essas coisas. . Na foto escaneada, dá para vermos o protótipo do SNES CD ROM publicado pela revista Electronic Gaming Monthly. Este "vaporware", anunciado diversas vezes pela Nintendo, veio a se transformar no concorrente Sony Playstation que, ironicamente, dominou o mercado que antes pertencia apenas à Sega e à Nintendo. . O SNES já vendeu mais de 50 milhões de unidades por todo o mundo e foi um sucesso absoluto de crítica e público. Muitos também o consideram o melhor console da história; título devido principalmente à qualidade (e não quantidade) dos jogos desenvolvidos para ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997, depois de render bilhões de dólares a Nintendo e fazer o mercado doméstico de videogames ainda mais atrativo.

No Brasil, ele chegou oficialmente pela Playtronic em 1993. Até hoje o SNES é produzido e vendido pela Gradiente.

Fonte: i16games

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;

- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;

- Tente evitar erros de português (ñ excreva axim).

BUZU JOGOS (Ô_Ô)