ACHE POR LETRA

0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 6 de maio de 2009

NOTÍCIA: VEJA LISTA DE 15 JOGOS PARA ENTENDER OS GAMES DE CORRIDA

.
Clássicos vão de 'Enduro', do Atari, até 'Need for speed'.'Mario kart', 'Gran turismo' e 'F-zero' estão na lista. .
.
No princípio, era preciso imaginação - para superar a "neblina" e a "neve" em busca de mais uma bandeirada no Atari. Mais de 25 anos depois, é preciso apenas paciência - para decidir entre um jogo de Fórmula 1, um de naves espaciais, um de quebradeira no asfalto, um de rally que tende ao infinito. . Os jogos de corrida sempre foram um dos gêneros mais populares dos games e ganharam bastante força com os arcades. Afinal, pilotar em um fliperama com pedais, volantes e câmbio era bem mais empolgante do que apertar botões. . Cenários variados, inovações nas pistas e, claro, veículos que se tornaram a expressão de liberdade do jogador, acelerando sem limites, fazendo ultrapassagens arriscadas, batendo recordes de circuitos. . A lista a seguir destaca os principais jogos de corrida da história, elegendo, na maioria das vezes, o título que inaugurou cada série. Relembre grandes clássicos e deixe seu comentário no final do texto dizendo o que achou.
.
1. Enduro (1983) Produtora: Activision
.
Além da pista tradicional, 'Enduro' trazia variáveis climáticas, como noite e neve (Foto: Divulgação).
.
O game da Activision para o Atari não é o primeiro jogo de carro a fazer sucesso no mundo dos jogos, título que pertence a "Night driver", fliperama lançado em 1976. Mas "Enduro" certamente ocupa o primeiro lugar na memória de quem curte acelerar em pistas virtuais há mais de 20 anos. Os gráficos, simplórios, exigiam imaginação. Como boa parte dos jogos para Atari 2600, não há trilha sonora, apenas alguns efeitos sonoros esporádicos - e repetitivos. O barulho do motor era interrompido apenas quando o motorista cometia alguma "barbeiragem" e acertava a traseira dos adversários. Ainda assim, já era possível sentir que estávamos, enfim, dirigindo um bólido de corrida sentados no sofá de casa.
.
.
.
2. OutRun (1986) Produtora: Sega .

Você atravessava os Estados Unidos derrapando como nunca e impressionando a loira de carona (Foto: Divulgação).

O fliperama da Sega, lançado no Japão em 1986, inovou ao trazer para o mundo dos games um dos principais elementos comumente associados aos fãs de automóveis: o glamour. O objetivo do jogo é cruzar os Estados Unidos em uma Ferrari, passando por alguns cenários paradisíacos e outros mais incomuns. No banco do passageiro, uma bela loira - no limite dos gráficos da época, é bom ponderar. Para deixar o ambiente ainda mais "cool", o jogador podia escolher a trilha sonora da viagem, em músicas que ficaram gravadas na memória dos gamers de gerações anteriores. "OutRun" faz sucesso até hoje: ganhou uma sequência 17 anos depois, e recentemente foi lançada a versão para Xbox 360 e PlayStation 3.

.

3. Ironman super off-road (1989) Produtora: Virgin Games

Uma rampa mal planejada e você ficava para trás na corrida off-road (Foto: Divulgação).

Enquanto boa parte dos jogos de corrida se preocupam em simular - com o máximo de perfeição possível - o prazer de dirigir, "Super off-road" apontava para um outro caminho: simplificar para divertir. A começar pelo ponto de vista do jogador, que via de cima, em uma tela estática, toda a pista de terra e as caminhonetes que participam da corrida. No game, desviar de buracos e poças d'água era tão importante quanto fazer as curvas corretamente. E, para ajudar a pisar fundo, o jogador contava com "nitros" espalhados pela pista. Outros jogos populares no mesmo estilo: "Super sprint" (1986), "R.C. pro-am" (1988), "Badlands" (1989) e "Micro machines" (1991).

.

4. Super Monaco GP (1989) Produtora: Sega . 'Super Monaco GP' tinha 16 circuitos e simulava pilotos e equipes da competição oficial (Foto: Divulgação).

A tradicional pista de Fórmula 1 dava nome ao jogo que apresentou uma das "jogabilidades" mais precisas no gênero. Eram 16 circuitos na temporada, com nomes familiares. Como nessa época ainda eram raros os jogos com licenciamento oficial, a maioria das equipes e pilotos tinham nomes "adaptados", para evitar problemas nos tribunais. "A. Picos" era o equivalente a Nelson Piquet, "J. Herbin" era Jean Alesi, a "Minarae" era a equipe Minardi, e assim por diante. Em 1992 o jogo ganhou uma continuação: "Ayrton Senna's super monaco GP" - desta vez, claro, já com os direitos autorais devidamente acertados.

.

5. F-Zero (1990) Produtora: Nintendo

Carros flutuantes sobre metrópoles futuristas e pistas inovadores: 'F-Zero' (Foto: Divulgação).

Só a inovação gráfica já seria o suficiente para colocar o belíssimo "F-Zero", lançado no Japão em 1990, nesta lista. O ambiente colorido dos carros flutuantes que aceleravam a mais de 500 km/h em pistas construídas sobre metrópoles futuristas deixou os fãs do gênero de queixo caído. Mas não, "F-Zero" foi mais do que isso. Como quase tudo que tem a assinatura do japonês Shigeru Miyamoto - criador do "Super Mario" e da saga "Zelda" -, o jogo oferecia diversão viciante sem precisar apelar para elementos complicados. Tornou-se um dos maiores sucessos da história da Nintendo, recebendo sequências para Nintendo 64, GameCube e Game Boy Advance. F-Zero influenciou games como a série "Wipeout" e "Star wars episode I: Racer".

.

6. Stunts (1990) Produtora: Mindscape . Principal atrativo era construir sua própria pista e levar seu carro esportivo para testá-la (Foto: Divulgação).

Construir sua própria pista, e levar seu carro esportivo predileto para testá-la. Esse era os principal atrativo de Stunts, jogo para computador lançado pela Broderbund em 1990. Os gráficos poligonais, obstáculos curiosos como rampas e loopings, e o estilo "faça você mesmo" fazem de Stunts o principal título de um gênero que teve como outros títulos populares Racing Destruction Set, de 1985, Hard Drivin' (1989), Stunt Driver (1990), e, mais recentemente, o megasucesso TrackMania (2003).

.

7. Road Rash (1991) Produtora: Electronic Arts

Corridas ilegais faziam a alegria sobre duas roadas em 'Road rash' (Foto: Divulgação).

O bom-mocismo nos jogos de corrida estava com os dias contados. Nas pistas movimentadas era cada um por si: você tinha correntes e bastões para derrubar os inimigos e ainda precisava fugir da polícia, desviar das vacas e dos antiquados carros que passeavam no asfalto. Na falta de armas, valiam socos e chutes até desequilibrar o inimigo ou zerar sua barra de energia. Depois de um acidente, você podia tentar a sorte pegando a moto de outro adversário caído, se ela fosse melhor que a sua. A brincadeira acabava mais cedo se você fosse pego pela polícia.

.

8. Mario Kart (1992) Produtora: Nintendo

Mario e sua turma davam uma lição de pilotagem honesta e boa pontaria nos tiros de casco verde na última volta (Foto: Divulgação).

Se "Road rash" inaugurou as trapaças como forma de chegar à vitória, "Mario kart" transformou a estratégia em ponto de equilíbrio de disputadas corridas. Você escolhia um personagem da Nintendo e partia para o grid com outros sete rivais. As pistas, relativamente simples, tinham rampas, buracos, obstáculos, moedas e, claro, os itens especiais. Bomba, casca de banana, cogumelo, estrela de invencibilidade e os tradicionais cascos de tartaruga (o verde e o vermelho). Essas armas faziam com que você pudesse mudar o rumo de uma corrida na última volta, fazendo o líder rodar e tranformando o jogo de corrida de Super NES em uma verdadeira arena entre amigos.

.

9. Formula one grand prix (1992) Produtora: Microprose

Reprodução perfeita das pistas e gráficos bastante avançados para a época marcaram o início de uma grande série (Foto: Divulgação).

Em 1992, surgiu o primeiro simulador de corridas digno de satisfazer a ânsia dos fãs de Fórmula 1. Criado por Geoff Crammond, Formula One Grand Prix primava pela reprodução perfeita das pistas e pela atenção aos detalhes dos carros e dos capacetes dos pilotos. Os gráficos, bastante avançados para a época, exigiam computadores potentes, mas era possível, como nos jogos atuais, reduzir o nível de detalhamento para facilitar a vida de quem tinha máquinas mais modestas. F1GP também oferecia níveis de desafio ajustáveis: para os bons pilotos, os monopostos vinham sem nenhuma forma de auxílio na direção. Para quem queria apenas se divertir, os carros faziam quase tudo automaticamente - mais ou menos como o modelo da Williams lançado naquele ano, que deu o primeiro e único título ao inglês Nigel Mansell. A série Grand Prix gerou três sequencias, a última (GP 4) lançada em 2002. Até hoje, uma pequena comunidade de fãs do jogo ainda segue desenvolvendo pistas e carros digitais para atualizar o game.

.

10. Ridge racer (1993) Produtora: Namco

'Ridge racer' se firmou como uma das mais constantes séries de corrida 'arcade' (Foto: Divulgação).

Um PlayStation não era um PlayStation sem um "Ridge racer" junto. O jogo, no melhor estilo das derrapadas "arcade", permitia escolher entre câmbio automático e manual, e trazia uma bela galeria de carros. Novas versões foram sendo criadas, até 2006, quando "Ridge racer 7" acompanhou o lançamento do PlayStation 3 e trouxe novidades como a chance de personalizar o carro. Apesar de ser uma das marcas "registradas" da Sony, a série também ganhou versões para Nintendo 64 e Nintendo DS, além de Xbox 360.

.

11. Rock and roll racing (1993) Produtora: Interplay

Músicas de Deep Purple e Blasck Sabbath faziam a trilha sonora para os carrinhos destruidores (Foto: Divulgação).

Que tal apimentar a corrida com tiros, explosões, pancadaria e música pesada? Se não bastasse ser absurdamente divertido - principalmente jogando com mais três amigos -, Rock n' Roll Racing pode ser considerado o embrião da moda dos games de música como Guitar Hero e Rock Band. O jogo fez com que muitos viciados em videogame fossem apresentados a clássicos do rock como "Paranoid", do Black Sabbath, "Highway Star", do Deep Purple, e "Born to be Wild", música da banda canadense Steppenwolf que nasceu com vocação para ser trilha sonora. O game de sucesso para SNES e Mega Drive ganhou uma sequência para Playstation. A nova versão, no entanto, nunca decolou em vendas.

.

12. Destruction derby (1995) Produtora: Psygnosis

Destruir os rivais era muito mais importante que correr (Foto: Divulgação).

Correr é para os fracos. Chegar em primeiro, também. O importante é destruir o que vier pela frente e sobreviver quando o juízo final em forma de mata-mata automobilístico chegar ao fim. Ou pelo menos era esse o pensamento quando você descobriu o potencial destrutivo das arenas de "Destruction derby". As colisões de certa forma ignorantes pareciam até belas, já que não era todo dia que se viam peças de carro voando em tempo real, esmigalhadas depois de uma batida. O conceito de "quebra-quebra" foi muito bem assimilado e desenvolvido por jogos que vieram depois, como "Flatout" e a série "Burnout".

.

13. Sega rally (1995) Produtora: Sega

Lama, asfalto, cascalho: em 'Sega rally' você precisava estar pronto para tudo (Foto: Divulgação).

A ação frenética das corridas de rally se encaixou perfeitamente na jogabilidade ágil desenvolvida pela Sega nos fliperamas. Os carros, com os tradicionais patrocínios, passavam por terrenos variados, que interferiam na velocidade e na maneira de encarar as curvas - sempre anunciadas pelo copiloto em setinhas espertas. O jogo fez escola e abriu caminho para outras séries, entre as quais se destaca "Colin McRae's rally", assinada pelo piloto campeão. Mais recentemente, a série "Dirt" levou o gênero de rally para um novo patamar, que deve ganhar ainda mais realismo com "Dirt 2".

.

14. Gran turismo (1997) Produtora: Sony

Em 'Gran turismo', acertar o ajuste do carro era tarefa obrigatória para conseguir os melhores resultados (Foto: Divulgação).

É o jogo que mais se aproxima do "profissionalismo máximo" quem um game de corrida pode ter. Ajustes no carro, detalhes de pista e exigências de pontuação para avançar nas competições exigiam dedicação dos pilotos. Outra marca registrada da série são carros esportivos, incluindo protótipos desenvolvidos exclusivamente para o jogo. Com a chegada de novas plataformas, como o PlayStation 2, a série ganhou visual novo, investindo ainda mais nos detalhes e justificando a aquisição de controles especiais (volante, pedal e câmbio) para improvisar um cockpit na sala de casa. A nova versão, "Gran turismo 5", foi adiada várias vezes, mas já ganhou um "aperitivo": "Gran turismo 5 prologue", uma espécie de versão demo extendida que permite, inclusive, disputas on-line no PlayStation 3.

.

15. Need for speed underground 2 (2004) Produtora: Electronic Arts

'Need for speed underground 2' uniu a diversidade do 'tuning' com a liberdade de rodar por uma cidade à procura de desafios (Foto: Divulgação).

A liberdade de pilotagem ganhou um novo sentido em "Underground 2". Além de personalizar desde o formato do aerofólio até a cor do ponteiro do velocímetro, você não precisava circular por menus até encontrar a próxima corrida. O mundo era aberto, com uma cidade à noite povoada por carros, sem pessoas. Bastava sair sem destino, até encontrar uma loja ou uma corrida interessante. E nesse mundo sem pessoas, os personagens eram mesmo os carros, que ganhavam personalidade de acordo com as opções do corredor e ganhavam ajustes de acordo com cada tipo de prova.

BUZU JOGOS (Ô_Ô)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;

- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;

- Tente evitar erros de português (ñ excreva axim).

BUZU JOGOS (Ô_Ô)